Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar ao início

                          O que é o OP?  

Explorar imagem

1º Orçamento Participativo de Ponte de Lima Projeto Vencedor Concretizado

A Câmara Municipal de Ponte de Lima entregou 52 ecopontos de reciclagem de cartão e plástico/embalagens ao Agrupamento de Escolas António Feijó. Esta ação decorreu no âmbito da 1ª edição do Orçamento Participativo – OP, uma iniciativa que se entende como um mecanismo de democracia participativa que confere aos cidadãos limianos o poder de decidirem como deve ser investida uma parte das verbas do Orçamento Municipal.

A proposta dos alunos do 9º B, da Escola Eb 2/3 António Feijó foi um dos projetos vencedor na área do ambiente, na 1ª edição do OP. O valor atribuído à proposta dos alunos totalizou cerca de 2 600€, proporcionando os meios necessários para a implementação desta medida tão importante para a preservação do meio ambiente. Os ecopontos, compostos por 26 contentores amarelos e 26 azuis, serão distribuídos por todas as escolas do Agrupamento.

Com a criação deste projeto vencedor, os alunos reforçaram a importância em separar os resíduos como um passo crucial em direção a um futuro sustentável. A atribuição destes ecopontos à comunidade escolar, representa não só um compromisso com a educação ambiental, mas também um investimento na consciencialização e na prática de hábitos sustentáveis.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Dr. Paulo Sousa, reforçou o “compromisso da autarquia com a promoção da educação ambiental e o envolvimento ativo dos jovens na construção de uma sociedade mais sustentável.”

De referir, que o Município de Ponte de Lima está a preparar a 2ª edição do OP para o corrente ano, dando continuidade ao envolvimento dos cidadãos na definição e implementação de projetos que contribuam para o crescimento do concelho.

E o sucesso desta 1ª edição já ditou a sua continuidade, estando já assegurada a realização da próxima edição, com uma verba global de 60.000,00 euros para o ano 2024.

15 de Maio de 2024

Documentos