Amigos Prováveis é um Projeto Escolar de Voluntariado, Solidariedade e Sustentabilidade. Nasceu de raiz, no ano letivo 2021/2022 na disciplina de Geografia, no Agrupamento de escolas de Arcozelo. Foi criado um logotipo pelos alunos, definidos os objetivos e as atividades a desenvolver. No presente ano letivo deu continuidade e cresceu quer em número de voluntários, quer em ações solidárias, chegando a outras escolas, nomeadamente à Escola Básica António Feijó e ainda à escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe. É um projeto que visa valorizar as pessoas, a cultura e o meio ambiente.
Têm como grande objetivo dotar os alunos de conhecimentos, levando-os a refletir e a agir no seu dia-a-dia, de modo a contribuírem ativamente para o cumprimento das metas dos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” (ODS). Nomeadamente:
- Erradicar a pobreza e a fome;
- Cuidar das comunidades mais vulneráveis;
- Promover a inclusão de todo o ser humano;
- Fomentar a sustentabilidade ambiental;
- Apoiar o desenvolvimento humano noutras regiões do mundo.
Para tal, continuam a desenvolver atividades diversas, tais como:
- Visitas a idosos que vivem sozinhos e com dificuldades económicas: Os voluntários levam cabazes com bens alimentares, de higiene e vestuário, angariados em ações de recolha de alimentos e bens, quer na escola, quer fora desta.
- Voluntariado de companhia - Ribeira dos Afetos: Realização de um encontro mensal onde se promovem momentos de interação e partilha entre os jovens voluntários e idosos, em parceria com a junta de freguesia de Ribeira.
- Campanha “Amor Sem fronteiras”: Recolha de brinquedos usados e material escolar seminovo para enviar para escolas carenciadas de São Tomé e Príncipe. Parceria com a Escola Portuguesa de S. Tomé e Príncipe.
- Feiras solidárias: Elaboração de artigos para feiras solidárias, de modo a angariar fundos para a continuação do projeto, aprendendo técnicas de costura, croché e tricô dando preferência à reutilização de materiais.
- Concurso de cabeçudos solidários: Elaboração de "cabeçudos" pelos alunos e famílias, de modo a valorizar o património artístico e cultural e promover a angariação de fundos para a continuação do projeto.
- Plogging: Caminhada convívio entre os voluntários, combinando o exercício físico com a recolha de lixo durante o percurso. O lema que os move é o mesmo dos ODS e Agenda 2030 "Ninguém fica para trás"! Pois acreditam que pequenas ações podem originar grandes mudanças! No entanto, têm-se deparado com uma grande dificuldade na escola, a falta de um espaço físico para:
- desenvolverem e organizarem as atividades;
- arrumarem as aquisições/doações;
- receberem novos voluntários e darem a conhecer o seu trabalho.
Assim lançam esta proposta, a construção de uma sala polivalente. Esta sala será uma mais-valia para a escola e para todos os alunos que participam em projetos/clubes do género, pois podem contar também com este espaço.